terça-feira, 3 de agosto de 2010

Semana #1 - Primeiras Regras da UX

A Primeira Regra da UX

"Você não pode não comunicar. Todo comportamento é um tipo de comunicação. Sendo assim, não existe nenhuma forma de manifestar um comportamento e não gerar consequentemente comunicação."

Paul Watzlawick’s 

Essa é a primeira regra da UX. Tudo o que um designer faz afeta a experiencia do usuário. Desde a adição intencional de um elemento a uma omissão negligente de uma mensagem crucial, cada simples decisão molda o futuro da pessoa para a qual estamos fazendo o design.


Dessa forma, uma das metas primárias de qualquer bom designer é comunicar a mensagem pretendida, aquela que o levará para uma experiência positiva. Cor do texto, alinhamentos, fontes em caixa alta ou baixa até a auxência de padrões de design são todos parte dessa comunicação.
 
Sabendo disso nós podemos fazer a pergunta: "será que esse elemento apoia ou prejudica o que eu estou tentando comunicar para o usuário? Repondendo isso você começara a refinar e melhorar seu trabalho com pequenas coisas que passavam despercebidas e que são responsáveis pela contrução da experiência do usuário.


O que Faz a Experiência do Usuário ?

A experiência do usuário é feita com todas as interações que a pessoa tem com sua marca, empresa ou organização. Isso pode incluir interações com software, websites, propagandas, com um adesivo no computador de alguém, com um aplicativo para celular, com sua conta no twitter, com seu e-mail e talvez, com tudo isso junto sendo usado no mesmo momento. A soma total de todas essas interações é a experiência do usuário.

O Designer de Interação planeja tudo para esses momentos. Sua responsabilidade é fazer todas essas interações serem positivas e incluir aspectos do software, gráficos, layouts, caminhos, experiências físicas. É uma pena quando uma das partes está legal e outra não fucniona como deveria. Coesão é muito importante.

Experiência do Usuário requer multiplas práticas. Vamos tomar como exemplo a arquitetura. Se um arquiteto é contratado para criar uma experiência para os usuários ele não irá se prender apenas ao lugar onde as pessoas vivem. Ele iria prestar atenção nos cuidados com o jardim, no projeto da garagem e seus espaços, nas vistas da propriedade em cada ângulo, talvez até na maneira como os convidados serão recebidos e na mesa de jantar onde sentarão. Todos esses cuidados são muito importantes ... a casa é apenas uma parte do todo.

Web designers ficam com a tarefa de criar páginas de um site, mas agora tem uma responsabilidade muito maior. A paisagem aonde as pessoas experimentarão nosso design é mais ampla do que nunca. Então, devemos adaptar nossos processos para incluir todos os aspectos necessários para uma experiência bem sucedida.

Minha Conclusão

Como observado, a experiência do usuário é determinada por um conjunto de pequenos detalhes que refletem na forma como comunicamos o que deve ser comunicado. Atentar para esses pequenos detalhes, e nos questionarmos sobre a real influência que cada elemento está tendo no design é o caminho para construir uma experiência perfeita.


Nenhum comentário: