quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Semana #3 - Documentos e Rabiscos

Documentos contra Entrega

Wireframes, diagramas de fluxo, bonecos, tipos de cartões, documentos de estratégia, conteúdo, etc. Todas estas coisas são importantes e os designers precisam da combinação desses documentos para sintetizar suas pesquisas de usuário e comunicar o que estão fazendo com os outros membros da equipe.
 
Muitas vezes esses documentos são a última forma de comunicação do designer com a equipe. Eles são preparados e entregues nas mãos dos desenvolvedores. Eles embaralham tudo para criar mais documentos e o ciclo se repete.



Nos resultados finais são meros artefatos do processo de design. Eles não são o projeto final, eles não são o artefato da experiência. O usuário final nunca interage com eles ... mas eles interagem com o produto ou serviço que é realmente entregue.
 


Essa é a diferença: os documentos são divorciados da entrega.

Thus, the task of a UX designer, in order to stay true to our calling, doesn’t stop at any deliverable. 


Assim, a tarefa de um designer de UX, a fim de permanecer fiel ao propósito para o qual foi contratado, não deve nunca negar a geração destes documentos. Mesmo que o nosso "trabalho" seja criar wireframes, não podemos nos sentir satisfeitos em passar apenas wireframes para outros membros da equipe. Se estamos verdadeiramente preocupados com a experiência das pessoas que usarão o nosso produto/serviço, nós devemos nos infiltrar em seus mundos ... vamos pedir para conhecer a qualidade de sua experiência. 

Muitos designers UX são julgados de acordo com a qualidade dos documentos que entregam. Eles são necessários para termos certeza que cada passo será fielmente executado. Mas para realmente ser um designer de experiência do usuário, temos de ter um grade repertório de conhecimento. Não podemos parar na documentação. Devemos estender nosso trabalho até a entrega. 

Apesar de tudo, a documentação vem perdendo valor. Esboços, super importantes para a síntese inicial do projeto, têm um valor passageiro. Eles são valiosos para um período muito curto de tempo. Projetar, implementar, interagir, seguir em frente. Lembre sempre da aprendizagem, mas não julgue o esboço, julgue a experiência resultante.


Então, se você não está envolvido no dia-a-dia de repetitivos testes de feedback da sua UX, comece a se envolver. Procure por seus canais de feedback: e-mails de apoio, os pedidos de call-center, menções no twitter, tudo isso. Faça pesquisas regulares e testes com usuários. Investigue. Colete dados da demanda. Se você não fizer isso, você está apenas criando documentos e desmatando florestas.
 
A real experiência final, não pode ser capturada apenas em um documento.

Rabisque, rabisque e rabisque 

Eu já ouvi isso muitas vezes: "Eu não posso desenhar um boneco de palitinhos para salvar a minha vida."



Algumas pessoas têm medo de mostrar seu desenho aos outros. Eles acham que vão ser ridicularizados se o seu desenho parecer ter sido feito por uma criança de 5 anos.
 
Na verdade, não importa se você é bom em desenhar. Quanto menos formal o esboço, melhor. De fato, evitar usar um lápis, impede você de refletir, apagar, re-desenhar, achar uma alternativa melhor em uma segunda tentativa ...
 
Mas um fato marcante, agora você está falando. Uma canetinha preta é a ferramenta perfeita porque ela estimula você a pensar e refletir antes de colocar sua idéia no papel. "E se ele isso não funcionar ou o layout sair todo errado?"  Ótimo! Pegue um novo pedaço de papel e comece de onde parou, tendo aprendido algo valioso em questão de minutos.
 
O desenho não é o objetivo final. O objetivo final do processo de desenho é o que você aprende enquanto está desenhando.  

Então não se preocupe se você não sabe desenhar. Se você é bom mesmo, não se engane pensando que seu desenho é um documento. Não é. O valor real do traçado é que ele permite explorar e refinar idéias de uma maneira rápida, interativa e visual com pouca sobrecarga ou curva de aprendizagem.  

Visualização rápida de fluxo e de interacção, layout e hierarquia, podem ser rapidamente estabelecidos, reorganizados ou descartados, tudo sem precisar tocar em um computador.

Um benefício adicional de esboçar é a capacidade de compartilhar, colaborar e melhorar uma idéia. Mostre aos interessados o desenho e, em seguida, estimule eles a colocarem suas idéias em cima. Você pode até mesmo dar-lhes a caneta vermelha e deixá-los revelar seu poder!
 
No final, você vai ganhar uma compreensão mais profunda do problema que você está tentando resolver, e terá dado um grande passo na implementação de um grande projeto!

Minha Conclusão

Desenvolver a experiência perfeita é um processo que exige muito comprometimento tanto com a parte burocrática quanto a criativa. Não basta fazer um grande esforço para gerar uma documentação impecável e não acompanhar cada etapa da produção para se certificar que aquelas horas perdidas na geração do briefing e documentos do projeto estão sendo honradas pela equipe que está desenvolvendo o trabalho. Alguns testes podem se tornar repetitivos, constantes feedbacks e testes com usuários podem ser trabalhosos mas irão garantir uma exelente experiência. 


Quanto ao processo criativo, já comprovei diversas vezes a eficácia de rabiscar uns papéis na geração de idéias. Ter um feedback visual das idéias que surgem na cabeça na hora da pesquisa ajudam muito a estimular a critividade, dar um caminho inicial para o projeto e refinar as idéias. 

Nas minhas experiências, gerar a idéia inicial em um grupo de pessoas sempre foi prejudicial pois todos tinham idéias diferentes e podavam a criatividade uns dos outros. O esboço resolveu totalmente esse problema! Depois que temos um esboço feito por uma pessoa, compartilhar idéias com outros membros da equipe se torna muito mais produtivo e as idéias podem realmente ser aproveitadas para refinar e tornar ainda melhor o conceito final. 

Profissionais de criação são ansiosos por natureza, queremos criar, ver as coisas na tela, abrir o Photoshop o quanto antes, mas se aprendermos a controlar essa ansiedade para conceber a idéia do projeto de forma correta e organizada, esboçando e documentando o que for gerado, será garantida uma experiência perfeita e um projeto que todos da equipe irão se orgulhar quando concluído.

Nenhum comentário: